Projecto New Molotof Concept

apoios

 

 

A ideia-base deste projecto “New Molotof Concept” é desenvolver um Molotof de Frutas, constituído por um preparado de claras de ovo especialmente formulado pela Derovo, onde será disperso um preparado de frutas com pedaços. Depois de cozido, será adicionada um “topping” também feito de fruta.


Pretende-se obter um Molotof de Frutas com um valor reduzido de calorias, fabricado sem adição de açúcar, com fruta como elemento principal.


Outro conceito inovador é a embalagem, que deverá permitir que o produto seja processado no seu interior garantindo ainda a posterior conservação e distribuição.

 

Para conseguir levar por diante este projecto, a Derovo entendeu ser necessário o contributo dos parceiros seguintes, cujas responsabilidades principais se enumeram:


- Decorgel S.A.: Empresa especialista na preparação e transformação de frutas. Foi a responsável pela investigação e desenvolvimento dos preparados de frutas e dos toppings a usar no projeto.


- Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho: É um dos parceiros tecnológicos do consórcio, especialistas em tecnologia e processamento alimentar, bem como em termos de desenvolvimento de materiais para embalagens alimentares. Foi o responsável pela determinação das condições de processo, estudo das matérias primas e caracterização do produto final.


- CDRsp do Instituto Politécnico de Leiria: Com reconhecidas competências em tecnologias de prototipagem e fabricação rápida, bem como o desenvolvimento de produto (embalagens plásticas, entre outros). Teve a seu cargo a concepção e desenvolvimento dos projectos de embalagens e moldes, bem como a construção dos protótipos.

 

Este projecto foi financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade, ao abrigo do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), enquadrado na modalidade de Projetos de I&DT Empresas em Co Promoção do Programa Estratégico +E+I. O montante de investimento global do consórcio é de 673.079,12€, sendo até 439.740,97€ provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

powered by sistema4