Bengalas de amêndoa que prometem satisfazer as crianças

Bengalas de amêndoa

Ingredientes

300 g de farinha
120 g de amêndoas bio 
250 g de manteiga com sal
140 g de açúcar 
60 g gema de ovo Dovo
1 c. chá de açúcar baunilhado 
1 c. sobremesa de essência de baunilha 
1 c. chá de corante alimentar vermelho
1 pitada de sal fino

Preparação

Comece por triturar as amêndoas até obter uma espécie de farinha fina (as amêndoas não devem ter pele). 

No recipiente da batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata bem até obter um creme fofo e volumoso (cerca de 5-7 m). Adicione as gemas, o açúcar baunilhado e a baunilha, batendo até ficar uma mistura homogénea (raspe a massa das laterais da tigela quando necessário). Acrescente a farinha com o sal, em três adições e bata até obter uma massa lisa.

Divida a massa em duas partes iguais, pesando-as. Numa delas coloque o corante vermelho e bata em velocidade baixa até que toda ela se encontre com a mesma cor (pode adicionar mais ou menos corante consoante o tom que deseja obter). Em seguida faça uma bola com cada uma das massas e embrulhe-as, separadamente, em película aderente. Leve-as ao frigorífico por 30-60 minutos.

Pré-aqueça o forno 190Cº.

Passado este tempo, retire ambas as massas do frigorífico. Retire de ambas um pedaço de massa do tamanho de uma noz. E, colocando-as em locais diferentes de uma superfície de trabalho, estique a massa usando as mãos e formando um rolo fininho com 10-12 cm de comprimento. Coloque as duas "cordas" de massa, uma branca e outra vermelha, ao lado uma da outra. Pressione-as suavemente para que se unam e torça as duas cordas para formar uma espiral. Dobre uma das extremidades dos biscoitos para baixo de modo a fazer um gancho (irá parecer uma bengala).

Coloque os biscoitos num tabuleiro forrado com papel vegetal deixando 5 cm de espaço entre si. 

Leve ao forno a 190Cº, colocando os tabuleiros no centro do mesmo, por cerca de 8-10 minutos ou até endurecerem e as bordas dos mesmos começarem a dourar. 

Retire do forno e deixe arrefecer completamente e só depois pode tira-los do tabuleiro. Guarde num recipiente hermeticamente fechado.